sexta-feira, 6 de julho de 2012

Capoeira é saúde - Grupo Engenho

A capoeira é uma arte que envolve o refinamento do corpo e da mente, misturando ritmo, dança e luta. Desenvolvida no Brasil, por escravos africanos, se caracteriza pelos seus golpes, movimentos ágeis e por muitas vezes complexas e acrobacias, sempre acompanhado de muita musicalidade e ritmo.

Essa arte marcial estimula todos os músculos do corpo de forma simples e natural o que torna, no início, uma arte muito fácil de ser aprendida. Nos níveis mais elevados, a evolução se torna mais lenta, porem não menos estimulante. Logo, é um exercício que oferece condicionamento físico sem muitos riscos a saúde.Suas vantagens são diversas. Estimula o sistema cardiovascular, desenvolve força, elasticidade, equilíbrio e coordenação motora.

Além também de exercitar a atenção, persistência, coragem e astúcia. Essa é uma atividade onde se gasta até 1000 kcal por hora. Ela também produz endorfina, o que estimula a constante prática do exercício.

A prática da capoeira deve ser feita com cautela para evitar lesões ou problemas mais sérios. Para isso, recomenda-se avaliação médica para detectar problemas que podem ser agravados pelos exercícios. É importante também iniciar os exercícios sempre com aquecimento e alongamentos para melhorar o desempenho e diminuir as chances de lesões. E lógico, um profissional capacitado para desevolver a arte!

SALVE!

Nenhum comentário: